O Projeto

O projeto “+ Turismo + Sabor – Alto Tâmega com Sabor” tem como objetivo central a criação, no Alto Tâmega, de uma rede colaborativa nos setores do Turismo e Agroalimentar, orientada para o reforço da competitividade do tecido empresarial e da imagem da região. O projeto pretende também contribuir para o incentivo à inovação e à internacionalização dos setores em causa com base na cooperação.

O projeto é desenvolvido em parceria pela Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) e pela Associação de Desenvolvimento Regional do Alto Tâmega (ADRAT), em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e a Escola Profissional de Chaves. O projeto “+ Turismo + Sabor – Alto Tâmega com Sabor” tem em vista valorizar a excelência dos produtos agroalimentares da região e reforçar a imagem do seu turismo, criando sinergias entre ambos os setores. Desta forma pretende-se contribuir para gerar novas formas de trabalho e novos produtos e, assim, concorrer para a afirmação do Alto Tâmega e para a dinamização da economia regional. Deste modo, é possível evidenciar os seguintes objetivos específicos:

Potenciar a articulação entre setores complementares, no sentido da definição e criação de Clusters regionais;

Promover a cooperação empresarial;

Contribuir para a redução de riscos e custos para as empresas, através da realização de investimento de utilidade comum;

Afirmar a excelência dos produtos regionais e do destino Alto Tâmega, através de uma marca única e forte;

Aumentar o potencial de exportação da região e orientar as suas empresas para mercados mais dinâmicos;

Aumentar a valorização das atividades económicas da região, particularmente nos setores do Turismo e Agroalimentar.