6ª Sessão de Capacitação | Concurso de Ideias – Empreender no Alto Tâmega e Barroso (4ª Edição)

6ª Sessão de Capacitação | Concurso de Ideias – Empreender no Alto Tâmega e Barroso (4ª Edição)

Dia 5 de janeiro (quinta-feira) ficou marcado pela retoma das sessões de capacitação conjunta dos empreendedores da 4ª edição do Concurso de Ideias – Empreender no Alto Tâmega e Barroso. Como habitualmente os empreendedores deslocaram-se às instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), para participar na 6ª sessão do Programa de Aceleração.

Para assinalar a retoma das sessões presenciais de consultoria e o início do novo ano, foi oferecido aos participantes o kit “Empreendedor CIMAT” carregado de simbolismo. Este kit era composto por:

– 1 sebenta – para escreverem todas as ideias que tiverem, inclusive aquelas mais “fora da caixa”;

– 1 caneta – para registarem sempre o que lhes vier à mente para os seus negócios;

– 1 bloco de post-its – para colocarem sempre lembretes nas tarefas mais importantes e nunca se esquecerem de nada;

– 1 caixa de lápis de cor – para darem cor aos dias mais cinzentos;

– 1 borracha – para refazerem o que for necessário;

– 1 conjunto de cartões – um em que os empreendedores tiveram de argumentar sobre a máxima “A galinha da vizinha NÃO É melhor do que a minha” e 12 passas (cartões) que tiveram de preencher com os 12 objetivos para os seus negócios para 2023.

Juntamente com este kit foi ainda entregue uma folha A3 com o Business Model Canvas que lançou a temática da sessão. O “Canvas” é uma ferramenta de planeamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes em uma única página.

Esta foi a última sessão presencial antes de os empreendedores entregarem os elementos da Fase 2 da avaliação do Programa de Aceleração. Embora as sessões individuais continuem, os empreendedores têm até dia 20 de janeiro para procederem à entrega destes elementos.

Os três projetos vencedores do Programa de Aceleração têm acesso a um Programa de Concretização, com reuniões de trabalho individuais com a equipa técnica, com o objetivo de apoiar a concretização formal de alguns objetivos do negócio num curto espaço de tempo.